Arunclima

Go to content

Main menu

Descrição Geral

Produtos > Energias Renováveis > Paineis Solares

Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar. Uma forma de dar  ideia desse facto é em termos do número médio anual de horas de Sol, que varia entre 2.200 e 3.000 para Portugal e, por exemplo, para Alemanha varia entre 1.200 e 1.700 h.
Contudo, este tipo de recurso tem sido mal aproveitado para usos tipicamente energéticos. Basta verificar alguns dos números relativos à difusão dos colectores solares térmicos na Europa, não só na Orla Mediterrânea como em países  como a Alemanha e a Áustria, para compreender que algo deveria ser feito em Portugal para a promoção da energia solar.

Paineis Solares Térmicos

Os painéis solares térmicos transformam a radiação solar directamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins. Um sistema solar térmico pode reduzir até um terço a factura energética de cada habitação.  Estes equipamentos captam a radiação solar através de colectores, que a transformam em calor e a transmitem à água que utilizamos nas nossas casas, nomeadamente para tomar banho e cozinhar.
Como Portugal é um país de elevado potencial solar e que se encontra subaproveitado, o Governo criou um programa de incentivo à utilização de energias renováveis, criando uma solução chave-na-mão que lhe vai permitir poupar  mais de 20% do valor da factura de gás da sua casa.

Porquê Instalar colectores solares térmicos?

A Energia Solar Térmica, para além de ser a aplicação que mais pode ser utilizada para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa e diminuir a dependência  dos combustíveis fósseis, é a mais económica e rentável das energias renováveis. De acordo com os actuais regulamentos (RCCTE e RSECE), é obrigatório a utilização de sistemas que garantam uma cobertura mínima de energia  mediante a utilização de energia solar.  instalações são bastante fiáveis e com um período de utilização que pode atingir os 25 anos, desde que devidamente assistidas e mantidas. A sua utilização possibilita uma  poupança energética em energia primária, que possibilita a sua amortização em prazos muito reduzidos.  


Aplicações:  AQS - Água quente sanitária

A produção de água quente sanitária, é a aplicação de energia solar térmica mais comum, dada a sua rentabilidade. Tratando-se de um consumo regular ao  longo do ano a uma temperatura média entre os 38 ºC e 40 ºC, a produção de AQS (água quente sanitária), é perfeitamente compatível com o aproveitamento da radiação solar. No nosso país, um sistema solar com cerca de  4m² é capaz de produzir agua quente suficiente para as utilizações diárias de uma família de quatro pessoas. Isto, praticamente sem qualquer consumo energético e com a vantagem adicional de substituir um esquentador ou um termo-acumulador,  durante o Verão, e de reduzir a sua actividade nas épocas mais frias.

Funcionamento
O líquido do circuito primário absorve o calor captado pelos colectores solares e, através de uma bomba hidráulica faz circular o liquido através do acumulador onde graças a um sistema de permuta de  calor, transmite o calor ao circuito secundário de água quente sanitária ou de aquecimento. Sempre que a energia solar térmica não cubra a 100% das necessidades energéticas de aquecimento da água à temperatura desejada, como seja  o caso dos dias com céu nublado ou de chuva, utiliza-se o apoio de uma caldeira a gás ou a gasóleo, para elevar à temperatura necessária. De acordo com os regulamentos em vigor a água deve ser submetida a uma temperatura de 60 ºC,  sendo posteriormente misturada com água fria para a temperar para valores na ordem dos 45 ºC que é a temperatura convencional de consumo. Todo este processo é controlado através de um dispositivo electrónico central que se encarrega  de automatizar e controlar a circulação de água no circuito primário, sempre que necessário uma maior entrega térmica, controlar a temperatura dos colectores, garantir a segurança do sistema.


 
Back to content | Back to main menu